terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Vendas do varejo de material de construção cresceu 9,5% em 2008

O faturamento das vendas do varejo de material de construção cresceu 9,5% em 2008, ao somarem R$ 43,23 bilhões. Os números são da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A previsão já era esperada pela entidade, que mantém a projeção de crescimento de 8,5% para 2009.

Por sua vez, as vendas internas de cimento cresceram 14,3%, totalizando 51,105 milhões de toneladas, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). Em 2007, as vendas totalizaram 44,706 milhões de toneladas. Em dezembro de 2008, foram vendidas 3,969 milhões de toneladas, 11,1% a mais que em dezembro de 2007 As vendas por dia útil no mês - 172,6 mil toneladas - aumentaram 3,8% ante dezembro do ano anterior, mas recuaram 11,6% contra novembro de 2008.

A Anamaco destaca a necessidade de consumo de materiais de construção nas obras dos lançamentos feitos em 2008 e nas reformas em andamento. Há expectativa também que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no setor de saneamento beneficiem o comércio de material de construção.

Já o secretário-executivo do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), José Otávio de Carvalho, disse que consumo aparente de cimento no Brasil deve se manter este ano pelo menos no mesmo nível de 2008. No fim de novembro, o representante do Snic disse que o consumo aparente de cimento não iria crescer 8% em 2009 no país, como se esperava antes do acirramento da crise financeira. Na ocasião, ele informou que estudos preliminares apontavam que, em 2009, a variação do consumo aparente deveria ficar entre zero e crescimento de 3%.

Mas diante da indefinição em relação a fatores como renda, emprego e confiança do consumidor - e aos reflexos desses itens no comportamento dos potenciais compradores de imóveis, Carvalho prefere ser mais cauteloso e esperar pelo menos a manutenção do nível de consumo de cimento registrado no ano passado. "As obras iniciadas vão continuar, mas como o comprador vai se comportar é uma incógnita", disse.

Segundo ele, as vendas internas em dezembro, de 3,969 milhões de toneladas, foram recorde para o mês, superando o recorde anterior de 3,572 milhões de toneladas, registrado um ano antes. Outro recorde foi o consumo per capita de 273 quilos por habitante em 2008. "O último trimestre de 2008 foi bom, e não demonstra nenhuma queda do consumo. No primeiro semestre de 2009, ainda teremos um nível positivo de consumo. Já o desempenho no segundo semestre vai depender muito do comportamento da economia no primeiro", disse Carvalho.

Ele destacou que o governo tem dado "apoio irrestrito" ao setor de construção civil, por exemplo, por meio do estímulo ao financiamento imobiliário. Há também expectativa de mais atividades na área de infraestrutura. "Temos essa expectativa, mas não uma visão concreta da viabilidade disso acontecer", ponderou.

Nenhum comentário: